Curso Especializado de UX

40 horas
E-Learning

O Curso Especializado de User Experience introduz as técnicas e métodos de análise e desenho com o objectivo de auxiliar o desenvolvimento de sites e aplicações que apresentam uma boa usabilidade e que tenham em consideração as necessidades dos seus utilizadores.

Destinatários

Designers, web designers e front-end developers que pretendem melhorar os seus produtos, adequando-os às necessidades dos seus utilizadores.

Objectivos

Os objectivos desta formação são dotar os formandos de conhecimentos de base sólidos sobre as diferentes técnicas utilizadas de User Research, Information Architecture, Interaction Design e Usability Testing, e oferecer aos participantes a oportunidade de pôr à prova os conhecimentos adquiridos num projecto prático individual.

Programa

O Curso Especializado de User Experience introduz técnicas e métodos de análise e desenho com o objectivo de auxiliar o desenvolvimento de sites e aplicações que apresentem uma boa usabilidade e que tenham em consideração as necessidades dos seus utilizadores.

Ao aplicar estas técnicas reduz-se consideravelmente o tempo de execução dos projectos de desenvolvimento e assegura-se o sucesso dos produtos no mercado.

O Curso E-Learning tem duração de 40 horas, com 10 módulos de 4 horas cada em formato teórico-prático, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos em cada módulo num projeto individual.

Conteúdos
  • 1. Psicologia Cognitiva (4h)

    Nesta sessão iremos abordar como o nosso cérebro funciona, como interpretamos objectos e que tipo de erros fazemos ao interagir com eles. No final explicamos o que é o processo de Design Centrado no Utilizador e porque deveria ser adoptado por todos.

  • 2. Métodos Quantitativos (4h)

    Antes de começarmos a desenhar um produto, temos de perceber para quem o estamos a desenhar. Os métodos quantitativos permitem-nos entender o que está a acontecer no comportamento dos utilizadores. Aqui aprenderá a construir inquéritos à prova de bala e a analisar logs de utilização e outras fontes de dados.

  • 3. Métodos Qualitativos (4h)

    É muito útil conhecer os nossos utilizadores cara a cara. Nesta sessão aprenderá o segredo por detrás de vários tipos de entrevistas individuais ou colectivas e a importância de elaborar personas.

  • 4. Estruturação (4h)

    Uma aplicação permite executar uma série de tarefas. Algumas são estruturadas em sequência, outras permitem vários percursos. Nesta sessão irá aprender a estruturar cenários e casos de uso, complementando o levantamento de necessidades e a desenhar fluxogramas e mapas de aplicação.

  • 5. Arquitectura de Informação (4h)

    É fácil compilar uma lista de todos os conteúdos e funcionalidades da nossa aplicação, o pior é estruturá-los. Aqui aprenderá diversas formas de estruturação de informação e como fazer e interpretar testes de card sorting para que a estrutura da aplicação reflicta as necessidades dos seus utilizadores.

  • 6. Fundamentos de Design (4h)

    Cultura visual é importante para quem desenha interfaces. Aqui ensinamos os básicos: dominar hierarquias visuais, jogar com o contraste, diferentes tipos de layout, estruturar com grelhas, teoria da cor e bases de tipografia.

  • 7. Design de Interacção (4h)

    Nem todas as aplicações nascem iguais. Existem bastantes diferenças entre aplicações desktop, web ou móveis. Neste módulo explicamos as diferenças principais entre elas e como podemos explorar os diferentes modelos de interacção ao máximo. E também explicamos como transformar as nossas ideias em protótipos interactivos.

  • 8. Prototipagem (4h)

    Traduzir as nossas ideias para um interface num desenho que depois possamos dar à equipa de desenvolvimento é fundamental. Começamos por apresentar vários padrões de interacção, desktop, web e móveis. Depois exploramos as expectativas de localização de elementos comuns e terminamos a fazer prototipagem em papel.

  • 9. Avaliações de Usabilidade e Acessibilidade (4h)

    A primeira fase na avaliação de um interface é avaliá-lo contra uma lista de regras, chamadas heurísticas. Nesta sessão vamos aprender a avaliar com estas listas e definir métricas de avaliação. No final mostramos como fazer um interface acessível a pessoas com necessidades especiais também o torna mais usável.

  • 10. Testes com Utilizadores (4h)

    Testar o nosso interface com utilizadores reais é o teste final da nossa aplicação. Aqui iremos aprender a planear sessões de teste, sejam presenciais ou remotas, a desenhar protocolos e a moderar um teste com utilizadores. No final mostramos como analisar os dados recolhidos e transformá-los em sugestões de melhoria.

O Curso inclui:
  • Handouts temáticos
  • Exercícios práticos em cada módulo
  • Certificado de Frequência
Preço:
295€ (isento de IVA)
Datas:
  • 1 de Junho a 6 de Julho de 2021
    (2 módulos por semana)
  • 9 de Setembro a 12 de Outubro de 2021
    (2 módulos por semana)

Formador

Bruno Figueiredo

O formador do Curso é certificado pelo IEFP com mais de 20 anos de experiência em formação e em consultoria em User Experience.

Há mais de uma década que se apaixonou por User Experience, sendo um dos pioneiros desta área em Portugal. Foi docente no Curso de Usabilidade na Faculdade de Motricidade Humana.

Escreveu o livro “Web Design”, editado pela FCA, com mais de 4 mil exemplares vendidos. Fundador e Curador da conferência internacional UXLx: User Experience Lisbon.